sexta-feira, 23 de março de 2012

" Analisando..."






Em uma das minhas muitas experiências profissionais, pude analisar o comportamento do ser humano, não em geral, mas uma certa classe, a tão falada classe do "novo rico" ou mais comumente conhecidos como "emergente", claro que não estou generalisando, existem algumas excessões.

Como fã da escrita, muitas vezes aproveito as oportunidades de algumas ocupações, apenas para poder observar, analisar e fazer dessa experiência toda, a inspiração para o meu tema.

E foi numa dessas, que pude descobrir coisas e comportamentos que realmente me entristeceram como nunca dantes!

Descobri, bem de perto, aliás, pude sentir na pele, a falsidade, a maledicência, o orgulho, a mania de grandeza de pessoas que, de um modo ou de outro conseguiram se erguer na vida, não se sabe a que preço, mas pelo comportamento, com certeza foi pisando, massacrando, humilhando, pois esse tipo de comportamento, normalmente continua nessas pessoas. Claro que não estou generalizando, como já disse, mas 80% dos emergentes se comportam dessa forma.

Pude observar, em contato direto com essas pessoas, a diferença visível e doída, a qual senti na própria pele. Pessoas que adoram desfazer do seu trabalho, desvalorizam seu esforço, banalizam sua dedicação, acham-se donas do mundo,

Não vascilam em ofender...o fazem com um sorriso discarado de satisfação no rosto, como se isso fosse uma vitória!!! E se vangloriam disso pelas "suas costas", num comportamento antipático, ofensivo, humilhante, que afasta o  mais simples ser humano que tenha um mínimo de orgulho próprio e de dignidade.

E pessoas desse tipo, às vezes, perdem excelentes funcionários e amigos, exatamente por seu comportamento mesquinho e acabam  prejudicando seu próprio negócio, seu comércio e a si próprio; afinal, aos olhos de Deus para o ser humano não tem que ter distinção de cor, de raça ou de classe social. Não pode existir falsidade, orgulho nem maledicências...

As pessoas teem que se amar, se respeitar e tratar a todos com dignidade e respeito. Respeito pelo que o outro é, pelo que o outro representa, ou seja, seu próximo, seu irmão, alguém que, como eu, como você, tem seus sonhos, suas lutas e seu esforço para conseguir um lugar ao sol...



      Clarice Machado

  ( Londrina PR- Julho/2010)






Nenhum comentário:

Postar um comentário