Em uma das minhas muitas experiências
profissionais, pude analisar o comportamento do ser humano, não em geral, mas
uma certa classe, a tão falada classe do "novo rico" ou mais
comumente conhecidos como "emergente", claro que não estou
generalisando, existem algumas excessões.
Como fã da escrita, muitas vezes aproveito
as oportunidades de algumas ocupações, apenas para poder observar, analisar e
fazer dessa experiência toda, a inspiração para o meu tema.
E foi numa dessas, que pude descobrir
coisas e comportamentos que realmente me entristeceram como nunca dantes!
Descobri, bem de perto, aliás, pude
sentir na pele, a falsidade, a maledicência, o orgulho, a mania de grandeza de
pessoas que, de um modo ou de outro conseguiram se erguer na vida, não se sabe
a que preço, mas pelo comportamento, com certeza foi pisando, massacrando,
humilhando, pois esse tipo de comportamento, normalmente continua nessas
pessoas. Claro que não estou generalizando, como já disse, mas 80% dos
emergentes se comportam dessa forma.
Pude observar, em contato direto com
essas pessoas, a diferença visível e doída, a qual senti na própria pele.
Pessoas que adoram desfazer do seu trabalho, desvalorizam seu esforço,
banalizam sua dedicação, acham-se donas do mundo,
Não vascilam em ofender...o fazem com
um sorriso discarado de satisfação no rosto, como se isso fosse uma vitória!!!
E se vangloriam disso pelas "suas costas", num comportamento
antipático, ofensivo, humilhante, que afasta o
mais simples ser humano que tenha um mínimo de orgulho próprio e de
dignidade.
E pessoas desse tipo, às vezes, perdem
excelentes funcionários e amigos, exatamente por seu comportamento mesquinho e
acabam prejudicando seu próprio negócio,
seu comércio e a si próprio; afinal, aos olhos de Deus para o ser humano não
tem que ter distinção de cor, de raça ou de classe social. Não pode existir
falsidade, orgulho nem maledicências...
As pessoas teem que se amar, se
respeitar e tratar a todos com dignidade e respeito. Respeito pelo que o outro
é, pelo que o outro representa, ou seja, seu próximo, seu irmão, alguém que,
como eu, como você, tem seus sonhos, suas lutas e seu esforço para conseguir um
lugar ao sol...
Clarice Machado
( Londrina PR- Julho/2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário