Todos
os dias levanto-me, faço minha higiene matinal, vou até a área de serviço,
retiro o “ Tuí” ( um canário do reino), ou o “Lindo” (como diz minha netinha)
do “quarto” dele e coloco-o na janela, para que veja o dia, a luz, o sol e o
movimento lá fora.
Essa é uma das rotinas que sigo como um
ritual, depois parto para as demais...
Olhando pelo meu lado, pelo lado humano, são
coisas cansativas...essa repetição de tarefas, movimentos, afazeres
domésticos...mas aí, me transporto para dentro da gaiola, me visto com a pele
do Tuí e ponho me a imaginar: O que será mais rotineiro, mais cansativo, a
minha rotina ou a dele???
Eu, ou nós, os humanos, temos nossas tarefas
mas ao mesmo tempo, a nossa liberdade de ir e vir...visitar lugares diferentes,
pessoas, os amigos...e ele???
Tuí já está conosco há algum tempo. Sempre
naquela gaiolinha de 20/10cm. no máximo, com as mesmas refeições, mesmo visual,
o da janela. Às vezes, a gente muda de janela, leva lá pra fora, mas o espaço
dele é aquele ali. Continua 20/10...
E ele voa de um lado pro outro, sobe, desce,
mas continua na gaiola...preso e apesar de tudo isso, o bichinho canta!! E como
canta!!! O tempo todo, um canto maravilhoso que encanta à todos que passam por
ele.
Eu não sei, aliás, acredito que às vezes ele
tem medo, se assusta...mas não pode falar, nem tem ninguém ali, junto dele, a
mãe, o pai, um amigo, um irmão...e canta! Continua cantando...
Porque nós, humanos, que temos tudo o que há
de mais belo e bom, que é a liberdade, ainda vivemos tristes, com depressão,
estresse,choramos, somos nervosos, revoltados, reclamamos, maltratamos o nosso
próximo, violentamos, matamos???...
Será que se a “ gaiola” (para muitos) fosse
igual a do “Tuí” e lá se encontrasse somente água e pão (um tipo de ração) e
nada mais, nem espaço suficiente para se “ voar”, nem com quem falar, será que
estariam muitos, querendo trocar????
Eu acho que todos devemos pensar, analisar
essa situação diante da gaiola de um pássaro e
nos colocarmos no lugar dele e tentar chegar aos pés do bichinho, aí
sim, haveria uma boa mudança nesse nosso mundo tão violento!!!
Acredito que se isto fosse feito com mais
freqüência e conscientização, poderíamos ter um mundo melhor, mais feliz e mais
alegre, com certeza!!!
Clarice Machado
(20/01/2011)
"MOMENTO"
Quietude.
paz,
harmonia.beleza
amor...
Solidão...
Saudade...
Palavras que tocam.
Sentimentos profundos...
num dia como este:
sem sol,
cinza,
parado.
Vontade de te ver,
sentir como nunca, o teu calor.
Estar com você nessa quietude,
viver contigo essa harmonia,
essa beleza, essa paz
que o amor irradia.
No entanto
essa solidão
me traz saudade..."
amor...
Solidão...
Saudade...
Palavras que tocam.
Sentimentos profundos...
num dia como este:
sem sol,
cinza,
parado.
Vontade de te ver,
sentir como nunca, o teu calor.
Estar com você nessa quietude,
viver contigo essa harmonia,
essa beleza, essa paz
que o amor irradia.
No entanto
essa solidão
me traz saudade..."
"SAUDADE..."
É uma distância imensa!!!
Uma
angústia infinita!!!
Uma
vontade louca!
Um
pensamento insistente!
Uma
dor profunda!
No
coração da gente,,,
É
a vontade de ver...
A
vontade de ter...
É
o desejo de tudo,
Sem
nada poder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário