terça-feira, 12 de junho de 2012


Namorar...

Hoje, em homenagem ao dia dos namorados, falarei um pouco sobre o namoro. Uma coisa um tanto démodé, nos dias do "ficar", "pegar"... Expressões essas que fazem com que decaia o verdadeiro sentido do namoro, que é uma fase maravilhosa da vida, não só dos jovens, mas em qualquer  idade, a fase da paixão, do encanto, muito agradável aos corações. O amor, quando bate à porta do coração, transforma a pessoa... Ela passa a ver tudo com muito mais otimismo, alegria, tudo fica bem mais fácil, quando dividimos nossos sonhos e planos com alguém que olhe numa mesma direção...

Um coração apaixonado, bate muito mais feliz... A esperança na pessoa apaixonada é muito mais forte..

As horas tornam-se eternas, os momentos bons ficam cravados no pensamento... A vontade que se sente em se "embelezar", em todos os sentidos, para esperar e agradar ao ser amado, é muito gostoso, gratificante...até.

Como diz no livro do "Pequeno príncipe”:- "Quando marco contigo as quatro, desde as duas começo a ser feliz”... é verdadeiro... Só que nos dias de hoje, as coisas estão muito mudadas. Esses valores, aquela sensação do  toque, do poder pegar na mão, de se descobrirem, passo à passo, no decorrer do tempo, esse mistério, que faz do namoro essa coisa gostosa, essa ansiedade da espera...acabaram...Infelizmente, não sei até onde ou se é realmente válida, essa "decadência"...essa necessidade de disputar quem "pega" mais, quem beija mais...

Isto é modernidade... Tudo bem... Mas até onde essa modernidade vai te fazer realmente feliz?

Será que esse grande número é mais importante que a qualidade? E a tranquilidade, a paz de espírito, a confiança, as esperanças, os sonhos... Como ficam?

O companheirismo, a cumplicidade, coisas tão importantes num relacionamento... Quando será "criado" entre seres que se "pegam" hoje e na próxima balada ja está "pegando" outra (o)?

São valores que os jovens tem que pensar com muito carinho hoje, para que não se tornem idosos solitários...pois hoje, tudo é festa...mas amanhã...a idade chega...e ai???

sexta-feira, 23 de março de 2012

"Momento..."

"MOMENTO"


Quietude.


paz, harmonia.beleza
amor...


Solidão...

Saudade...

Palavras que tocam.

Sentimentos profundos...

num dia como este:

sem sol,

cinza,

parado.


Vontade de te ver,

sentir como nunca, o teu calor.

Estar com você nessa quietude,

viver contigo essa harmonia,

essa beleza, essa paz

que o amor irradia.


No entanto

essa solidão

me traz saudade..."

"O pássaro e o homem"/Saudade/Momento..."



  Todos os dias levanto-me, faço minha higiene matinal, vou até a área de serviço, retiro o “ Tuí” ( um canário do reino), ou o “Lindo” (como diz minha netinha) do “quarto” dele e coloco-o na janela, para que veja o dia, a luz, o sol e o movimento lá fora.

   Essa é uma das rotinas que sigo como um ritual, depois parto para as demais...

   Olhando pelo meu lado, pelo lado humano, são coisas cansativas...essa repetição de tarefas, movimentos, afazeres domésticos...mas aí, me transporto para dentro da gaiola, me visto com a pele do Tuí e ponho me a imaginar: O que será mais rotineiro, mais cansativo, a minha rotina ou a dele???

   Eu, ou nós, os humanos, temos nossas tarefas mas ao mesmo tempo, a nossa liberdade de ir e vir...visitar lugares diferentes, pessoas, os amigos...e ele???

   Tuí já está conosco há algum tempo. Sempre naquela gaiolinha de 20/10cm. no máximo, com as mesmas refeições, mesmo visual, o da janela. Às vezes, a gente muda de janela, leva lá pra fora, mas o espaço dele é aquele ali. Continua 20/10...

   E ele voa de um lado pro outro, sobe, desce, mas continua na gaiola...preso e apesar de tudo isso, o bichinho canta!! E como canta!!! O tempo todo, um canto maravilhoso que encanta à todos que passam por ele.

   Eu não sei, aliás, acredito que às vezes ele tem medo, se assusta...mas não pode falar, nem tem ninguém ali, junto dele, a mãe, o pai, um amigo, um irmão...e canta! Continua cantando...

   Porque nós, humanos, que temos tudo o que há de mais belo e bom, que é a liberdade, ainda vivemos tristes, com depressão, estresse,choramos, somos nervosos, revoltados, reclamamos, maltratamos o nosso próximo, violentamos, matamos???...

   Será que se a “ gaiola” (para muitos) fosse igual a do “Tuí” e lá se encontrasse somente água e pão (um tipo de ração) e nada mais, nem espaço suficiente para se “ voar”, nem com quem falar, será que estariam muitos, querendo trocar????

   Eu acho que todos devemos pensar, analisar essa situação diante da gaiola de um pássaro e  nos colocarmos no lugar dele e tentar chegar aos pés do bichinho, aí sim, haveria uma boa mudança nesse nosso mundo tão violento!!!

   Acredito que se isto fosse feito com mais freqüência e conscientização, poderíamos ter um mundo melhor, mais feliz e mais alegre, com certeza!!!

              

Clarice Machado                                                                                                      (20/01/2011)







                                                           "MOMENTO"


Quietude.

paz, harmonia.beleza
amor...

Solidão...
Saudade...
Palavras que tocam.
Sentimentos profundos...
num dia como este:
sem sol,
cinza,
parado.

Vontade de te ver,
sentir como nunca, o teu calor.
Estar com você nessa quietude,
viver contigo essa harmonia,
essa beleza, essa paz
que o  amor irradia.

No entanto
essa solidão
me traz saudade..."
 

                                                 

"SAUDADE..."                               


         É uma distância imensa!!!

Uma angústia infinita!!!

Uma vontade louca!

Um pensamento insistente!

Uma dor profunda!

No coração da gente,,,



É a vontade de ver...

A vontade de ter...

É o desejo de tudo,

Sem nada poder.








" Analisando..."






Em uma das minhas muitas experiências profissionais, pude analisar o comportamento do ser humano, não em geral, mas uma certa classe, a tão falada classe do "novo rico" ou mais comumente conhecidos como "emergente", claro que não estou generalisando, existem algumas excessões.

Como fã da escrita, muitas vezes aproveito as oportunidades de algumas ocupações, apenas para poder observar, analisar e fazer dessa experiência toda, a inspiração para o meu tema.

E foi numa dessas, que pude descobrir coisas e comportamentos que realmente me entristeceram como nunca dantes!

Descobri, bem de perto, aliás, pude sentir na pele, a falsidade, a maledicência, o orgulho, a mania de grandeza de pessoas que, de um modo ou de outro conseguiram se erguer na vida, não se sabe a que preço, mas pelo comportamento, com certeza foi pisando, massacrando, humilhando, pois esse tipo de comportamento, normalmente continua nessas pessoas. Claro que não estou generalizando, como já disse, mas 80% dos emergentes se comportam dessa forma.

Pude observar, em contato direto com essas pessoas, a diferença visível e doída, a qual senti na própria pele. Pessoas que adoram desfazer do seu trabalho, desvalorizam seu esforço, banalizam sua dedicação, acham-se donas do mundo,

Não vascilam em ofender...o fazem com um sorriso discarado de satisfação no rosto, como se isso fosse uma vitória!!! E se vangloriam disso pelas "suas costas", num comportamento antipático, ofensivo, humilhante, que afasta o  mais simples ser humano que tenha um mínimo de orgulho próprio e de dignidade.

E pessoas desse tipo, às vezes, perdem excelentes funcionários e amigos, exatamente por seu comportamento mesquinho e acabam  prejudicando seu próprio negócio, seu comércio e a si próprio; afinal, aos olhos de Deus para o ser humano não tem que ter distinção de cor, de raça ou de classe social. Não pode existir falsidade, orgulho nem maledicências...

As pessoas teem que se amar, se respeitar e tratar a todos com dignidade e respeito. Respeito pelo que o outro é, pelo que o outro representa, ou seja, seu próximo, seu irmão, alguém que, como eu, como você, tem seus sonhos, suas lutas e seu esforço para conseguir um lugar ao sol...



      Clarice Machado

  ( Londrina PR- Julho/2010)






"Os efeitos da música nos seres vivos"



A  música é uma das formas mais eficazes no que diz respeito a tratamentos diversos, nos seres humanos.Não é novidade nenhuma, pois na própria historia da humanidade, podemos constatar vários acontecimentos, desde a época de David, que curou a depressão do rei Saul, quando lhe tocou harpas.

Tanto é eficaz, que temos vários grupos de voluntários que visitam hospitais levando  a música aos acamados e muitos se reanimam ou muitas vezes se recuperam mesmo, com o efeito magnífico que o som produz no nosso cérebro. Não so no nosso, inclusive em animais, como sabemos, o aumento da lactação nas vacas, por exemplo...tanto que nos Estados Unidos ja se instalam aparelhos sonoros tocando música clássica, nas ordenhadeiras mecânicas.

O metabolismo das plantas se ordenam e harmonizam de forma saudável, eficáz e criativo. Em nós, seres humanos,  os ritmos e sons podem alterar as batidas do nosso coração, nosso fluxo sanguíneo e consequentemente nosso estado de ânimo.

Quando ouvimos uma música suas vibrações alcançam o tímpano do ouvido transformando-se em substâncias químicas e impulsos nervosos que registram em nossas mentes os diferentes tipos de som que estamos ouvindo. Como as raízes dos nervos do ouvido são extensamente distribuídas e possuem mais ligações que qualquer outro em nosso cérebro, nos nossos corpos, todas as funções de nosso organismo são influenciadas.

Em estudos feitos foi revelado que o impacto da música no sistema nervoso altera as batidas do coração, respiração, pressão sanguínea, digestão, balanço hormonal, temperamentos, atitudes além de liberar adrenalina. As reações podem variar em cada indivíduo, e o resultado é sempre único.

Explica Van de Wall, no seu livro “Music in Hospitals”  que as vibrações sonoras  colocam em movimento braços, mãos, pernas e pés automaticamente, devido às contrações que causam no nosso organismo.

O ser humano é uma criatura rítmica, tudo funciona dentro de um rítmo, o coração, a respiração, o sono...

A quimica do nosso corpo e mente é governada por Leis Naturais,as quais  têm sido estudadas com experimentos científicos medindo o efeito da música e o estímulo nas respostas fisiológicas da nossa pulsação e resistência elétrica da pele.

Crianças especiais que  são submetidas à tratamento com músicas, em bem menos tempo que o previsto, apresentam  mudanças consideráveis. Nas escolas usa-se a música para que desperte a atenção e o interesse da crianças pelas atividades e ate mesmo para desestressa-las.

Nosso organismo se manifesta de formas diferentes quando ouvimos uma música clássica, suave, relaxante...É como se estivèssemos orando...a paz que sentimos é muito grande!!!

Pena que nos dias de hoje, nossos jovens não têm conhecimento deste efeito maravilhoso e se entregam aos sons que, ao contrário, excitam, ferem os tímpanos à ponto  mesmo de perda quase que total da audição.

É uma pena, com tantos efeitos maravilhosos que a música nos causa, muitos nem têm mais tempo para se dedicar, meia hora que fosse, por dia...sentiriam a grande diferença...muitas "coisas" seriam banidas do nosso organismo, da nossa mente e a alegria, com certeza, voltaria a reinar...



Clarice Machado

(Março/2012)



 

"Trinta anos de ausência"

                                

"O amargo brilho do pó", foi a frase de chamada para anunciar o triste fim de uma das melhores, senão a melhor cantora do Brasil.

 Há trinta anos o Brasil chorava a partida da “PIMENTINHA", como era conhecida a nossa querida Elis Regina de Carvalho Costa.

  Foi em Janeiro de 1982, no dia 27, aos 36 anos de idade, cheia de vitalidade e uma vida vivida mais da metade dentro de um estúdio nos presenteando com uma voz ímpar, afinadíssima, que vendeu mais de 4 milhões de cópias ; apesar de não ter sido recorde, na época, foram de uma qualidade tão boa que lhe garantiu uma das mais sólidas reputações da música popular brasileira. Ao ser  encontrada em seu quarto, em Jardins, S.Paulo, sem vida, 25.000 fãs choraram sua partida; fizeram-lhe uma última visita no Teatro Bandeirante, palco do seu maior sucesso e o da despedida. "ELISCÓPTERO”, como era chamada pelo modo eufórico que agitava os braços e isso parecia despertar a imaginação das pessoas que diziam que ela era uma cantora que nadava ou uma nadadora que cantava. Gaúcha, de Porto Alegre, nascida em 17 de Março de 1945, começou cantando em programa infantil de rádio e só em 1959, teve seu primeiro contrato profissional e um ano depois, gravou seu primeiro compacto simples, pela Continental. O primeiro LP, em 1961 e em 1963, parte para o Rio de Janeiro, pois Porto Alegre ficou pequena demais para aquela voz gigante de Elis... Em 1965 ganhou o Primeiro Festival de Música Popular Brasileira, com “ARRASTÃO”, de Edú Lobo. Daí em diante, deslanchou na estrada do sucesso, ao lado dos maiores compositores e cantores. Em 1979 participou do Festival de Jazz de Montreaux, na Suíça e gravou um dos seus maiores sucesso: “O bêbado e o Equilibrista”.  Em 1982, no auge de sua carreira, partiu, deixando um importante legado para a música Brasileira. O Brasil chorou e ainda hoje, 30 anos depois, sente falta da voz, da alegria e daquele sorriso contagiante, aberto, que sempre transmitiu felicidade.

  Porque fez o que fez...?? Nunca se sabe o que há, de verdade, atrás de um sorriso maravilhoso...

 (Clarice Machado)


" MULHER"



Dizia Vinicius: " As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental". Só que não existe mulher feia totalmente. Todas têm um toque de beleza externa e internamente. Toda mulher tem algo de flor, qualquer coisa que dança, algo de amor machucado, rosto sereno, algo de sacrossanto.

É preciso que ela surja,  não venha. Que parta, não vá. Que emudeça de repente, fazendo com que bebam do fel da dúvida.

A beleza nem sempre se analisa pelo visual do rosto ou do corpo, mas pelo gesto, pela meiguice, pela doçura e pelas atitudes perante as dores, os problemas e os embates da vida.

Tem que haver algo de divino, de brilho, de sol, de luz em todas as mulheres, não só nas Marias, afinal, Deus não lhes deu apenas forma e conteúdo, nem só sensualidade e sexto sentido, sensibilidade e graça...Deu-lhes um coração insuperável! Deu-lhes o dom maravilhoso da maternidade, do companheirismo, do amor...Deu-lhes um pouco da própria luz.

Parabéns à todas pelo seu dia!! Saibam, não só hoje, mas sempre, fazer brilhar esta Luz Divina e maravilhosa, para iluminar o caminho de todos que por voces passarem ao longo da estrada.

Sejam sábias e fortes, pois só assim edificarão seus lares, fortalecerão seus companheiros e saberão educar seus filhos, a missão mais sagrada que Deus lhes confiou.



Clarice Machado.

(08/03/2012)