sexta-feira, 23 de março de 2012

"Os efeitos da música nos seres vivos"



A  música é uma das formas mais eficazes no que diz respeito a tratamentos diversos, nos seres humanos.Não é novidade nenhuma, pois na própria historia da humanidade, podemos constatar vários acontecimentos, desde a época de David, que curou a depressão do rei Saul, quando lhe tocou harpas.

Tanto é eficaz, que temos vários grupos de voluntários que visitam hospitais levando  a música aos acamados e muitos se reanimam ou muitas vezes se recuperam mesmo, com o efeito magnífico que o som produz no nosso cérebro. Não so no nosso, inclusive em animais, como sabemos, o aumento da lactação nas vacas, por exemplo...tanto que nos Estados Unidos ja se instalam aparelhos sonoros tocando música clássica, nas ordenhadeiras mecânicas.

O metabolismo das plantas se ordenam e harmonizam de forma saudável, eficáz e criativo. Em nós, seres humanos,  os ritmos e sons podem alterar as batidas do nosso coração, nosso fluxo sanguíneo e consequentemente nosso estado de ânimo.

Quando ouvimos uma música suas vibrações alcançam o tímpano do ouvido transformando-se em substâncias químicas e impulsos nervosos que registram em nossas mentes os diferentes tipos de som que estamos ouvindo. Como as raízes dos nervos do ouvido são extensamente distribuídas e possuem mais ligações que qualquer outro em nosso cérebro, nos nossos corpos, todas as funções de nosso organismo são influenciadas.

Em estudos feitos foi revelado que o impacto da música no sistema nervoso altera as batidas do coração, respiração, pressão sanguínea, digestão, balanço hormonal, temperamentos, atitudes além de liberar adrenalina. As reações podem variar em cada indivíduo, e o resultado é sempre único.

Explica Van de Wall, no seu livro “Music in Hospitals”  que as vibrações sonoras  colocam em movimento braços, mãos, pernas e pés automaticamente, devido às contrações que causam no nosso organismo.

O ser humano é uma criatura rítmica, tudo funciona dentro de um rítmo, o coração, a respiração, o sono...

A quimica do nosso corpo e mente é governada por Leis Naturais,as quais  têm sido estudadas com experimentos científicos medindo o efeito da música e o estímulo nas respostas fisiológicas da nossa pulsação e resistência elétrica da pele.

Crianças especiais que  são submetidas à tratamento com músicas, em bem menos tempo que o previsto, apresentam  mudanças consideráveis. Nas escolas usa-se a música para que desperte a atenção e o interesse da crianças pelas atividades e ate mesmo para desestressa-las.

Nosso organismo se manifesta de formas diferentes quando ouvimos uma música clássica, suave, relaxante...É como se estivèssemos orando...a paz que sentimos é muito grande!!!

Pena que nos dias de hoje, nossos jovens não têm conhecimento deste efeito maravilhoso e se entregam aos sons que, ao contrário, excitam, ferem os tímpanos à ponto  mesmo de perda quase que total da audição.

É uma pena, com tantos efeitos maravilhosos que a música nos causa, muitos nem têm mais tempo para se dedicar, meia hora que fosse, por dia...sentiriam a grande diferença...muitas "coisas" seriam banidas do nosso organismo, da nossa mente e a alegria, com certeza, voltaria a reinar...



Clarice Machado

(Março/2012)



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário