A música é uma das formas mais eficazes no que
diz respeito a tratamentos diversos, nos seres humanos.Não é novidade nenhuma,
pois na própria historia da humanidade, podemos constatar vários
acontecimentos, desde a época de David, que curou a depressão do rei Saul, quando
lhe tocou harpas.
Tanto é eficaz, que
temos vários grupos de voluntários que visitam hospitais levando a música aos acamados e muitos se reanimam ou
muitas vezes se recuperam mesmo, com o efeito magnífico que o som produz no
nosso cérebro. Não so no nosso, inclusive em animais, como sabemos, o aumento
da lactação nas vacas, por exemplo...tanto que nos Estados Unidos ja se
instalam aparelhos sonoros tocando música clássica, nas ordenhadeiras
mecânicas.
O metabolismo das
plantas se ordenam e harmonizam de forma saudável, eficáz e criativo. Em nós,
seres humanos, os ritmos e sons podem
alterar as batidas do nosso coração, nosso fluxo sanguíneo e consequentemente
nosso estado de ânimo.
Quando ouvimos uma
música suas vibrações alcançam o tímpano do ouvido transformando-se em
substâncias químicas e impulsos nervosos que registram em nossas mentes os
diferentes tipos de som que estamos ouvindo. Como as raízes dos nervos do
ouvido são extensamente distribuídas e possuem mais ligações que qualquer outro
em nosso cérebro, nos nossos corpos, todas as funções de nosso organismo são
influenciadas.
Em estudos feitos foi
revelado que o impacto da música no sistema nervoso altera as batidas do
coração, respiração, pressão sanguínea, digestão, balanço hormonal, temperamentos,
atitudes além de liberar adrenalina. As reações podem variar em cada indivíduo,
e o resultado é sempre único.
Explica Van de Wall,
no seu livro “Music in Hospitals” que as
vibrações sonoras colocam em movimento
braços, mãos, pernas e pés automaticamente, devido às contrações que causam no
nosso organismo.
O ser humano é uma
criatura rítmica, tudo funciona dentro de um rítmo, o coração, a respiração, o
sono...
A quimica do nosso
corpo e mente é governada por Leis Naturais,as quais têm sido estudadas com experimentos
científicos medindo o efeito da música e o estímulo nas respostas fisiológicas
da nossa pulsação e resistência elétrica da pele.
Crianças especiais
que são submetidas à tratamento com
músicas, em bem menos tempo que o previsto, apresentam mudanças consideráveis. Nas escolas usa-se a
música para que desperte a atenção e o interesse da crianças pelas atividades e
ate mesmo para desestressa-las.
Nosso organismo se
manifesta de formas diferentes quando ouvimos uma música clássica, suave,
relaxante...É como se estivèssemos orando...a paz que sentimos é muito
grande!!!
Pena que nos dias de
hoje, nossos jovens não têm conhecimento deste efeito maravilhoso e se entregam
aos sons que, ao contrário, excitam, ferem os tímpanos à ponto mesmo de perda quase que total da audição.
É uma pena, com
tantos efeitos maravilhosos que a música nos causa, muitos nem têm mais tempo
para se dedicar, meia hora que fosse, por dia...sentiriam a grande
diferença...muitas "coisas" seriam banidas do nosso organismo, da
nossa mente e a alegria, com certeza, voltaria a reinar...
Clarice Machado
(Março/2012)
Nenhum comentário:
Postar um comentário